quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Vais pedir dinheiro emprestado ao banco? O Banco de Portugal dá sete dicas



Pedir dinheiro ao banco é, antes de mais, um compromisso financeiro. E é preciso ponderar vários fatores antes de o fazer, isto é, colocar todas as hipóteses em cima da mesa para depois tomar a decisão mais acertada. O Banco de Portugal (BdP) preparou uma lista com sete dicas dirigidas aos consumidores que não podes perder de vista. Mostramos-te quais são.

Antes de contraíres um crédito deves:

1 - Ponderar se a contratação é mesmo necessária
2 - Escolher o tipo de crédito mais adequado às tuas necessidades
O BdP recorda que há várias modalidades de crédito aos consumidores, com diferentes finalidades e diferentes custos associados, nomeadamente:
Crédito pessoal: para diversos fins, como por exemplo para aquisição de equipamentos ou mobiliário para o lar, compra de computadores, pagamento de despesas de educação, saúde, energias renováveis e outros créditos sem finalidade específica.
Crédito automóvel: para financiar a aquisição de automóvel ou outro veículo, através de locação financeira, com reserva de propriedade ou outros.
Cartão de crédito: com um limite máximo de crédito (plafond) que fica disponível para novas utilizações à medida que os montantes em dívida vão sendo pagos.
3 - Avaliar o impacto da prestação mensal do crédito no orçamento familiar
É importante ponderares se os teus rendimentos são suficientes para assegurar o pagamento de todos os compromissos financeiros. É preciso ter em atenção, diz o regulador, “que o compromisso com o empréstimo tem de ser assumido durante todo o prazo acordado”, pelo que deves ter em conta os rendimentos e despesas que antecipas vir a ter no futuro.
4 - Comparar diferentes opções de crédito
Antes de tomares uma decisão sobre o crédito a contratar, informa-te sobre produtos de crédito alternativos. Deves solicitar à instituição a Ficha de Informação Normalizada (FIN) para conhecer as características do produto de crédito.
O BdP alerta ainda para a necessidade de ter em “conta a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) e outros elementos incluídos na FIN, como a duração do empréstimo, o regime de taxa de juro (se é fixa ou variável), o valor da prestação, as garantias exigidas, as comissões e os encargos em caso de falta de pagamento”.
5 - Fornecer informações verdadeiras e completas sobre a tua situação económica para que a instituição avalie corretamente o risco do empréstimo
6 - Ler com atenção a minuta do contrato e colocar todas as dúvidas à instituição antes de assiná-lo
7 - Se a instituição te propuser a aquisição simultânea de outros produtos ou serviços, informa-te sobre o custo do crédito com e sem vendas associadas
www.motivo-certo.pt 

Apartamentos,Casa,Comprar Casa,Arrendar,Trocar de Casa,imobiliária, Imobiliário; T1, T2, T3, Moradias, Lojas, comprar casa, apartamento, apartamento em, t3, t2, moradia, casa, imobiliária, venda, for sale, arrendamento, imóveis, comprar casa, Sintra, Lisboa, Cacém, Rio de Mouro, T2, T3, moradia, casas para arrendar, apartamentos para arrendar, imobiliária, imóveis do banco, imóveis de bancos, era, remax, Imóveis de Banco, 100% Financiamento, casas para venda Mem Martins, casas para venda Algueirão, casas para venda Cacém, casas para venda Rio de Mouro,

Sem comentários:

Enviar um comentário